Seguidores

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Tratamento e manejo do esterco bovino.

O produtor de leite sabe bem o trabalho que dá manter a higiene na criação. Mas o que pouca gente sabe é que a diferença entre um curral limpo e outro sujo pode representar muito mais que uma questão só de higiene.O manejo do esterco pode render economia e lucros para o criador e foi justamente esse processo que a Michaela do Sítio Rio Negro nos mostrou, pois essa ação de aproveitar tudo é uma prática já consolidada no Sítio.   

No meio da explicação, eis que aparece Lala essa linda e dócil arara, uma das mais ilustres moradoras do Sítio Rio Negro. Mas voltando ao assunto, saibam que O aproveitamento integral e racional de todos os recursos disponíveis dentro da propriedade, com a introdução de novos componentes tecnológicos, aumentou a estabilidade dos sistemas de produção existentes, bem como maximizou a eficiência dos mesmos, reduzindo custos e melhorando a produtividade.
Na imagem vocês podem visualizar o local onde se junta todo o esterco produzido pelo gado que fica guardado até estar pronto para ser usado. Neste sistema há necessidade da construção de tanques para coleta, tratamento e homogeneização do esterco líquido proveniente da limpeza das instalações. Os dejetos (fezes + urina) e os resíduos da alimentação são diluídos em água na proporção de 1:1 ou menos, de modo que a concentração de sólidos seja 12% para que sejam utilizados sistemas de irrigação com equipamentos especiais. A capacidade de armazenagem dos tanques é em função do tamanho do rebanho, sistema de confinamento, diluição de dejetos, tempo de detenção hidráulica, tipo de solo, manejo adotado para o sistema de irrigação, quantidade de chuva que o sistema pode suportar. As principais vantagens significativas deste sistema são: a) baixa utilização de mão-de-obra; b) liberação de máquinas e equipamentos caros, como trator e implementos para outras atividades; c) pequenas perdas de nutrientes quando as irrigações são freqüentes; c) economia de insumos agrícolas comerciais (adubos químicos, calcário); e d) conservação e melhoramento da fertilidade do solo.
Durante a digestão, bois e vacas produzem muito metano, um gás que contribui com 23% do efeito estufa e é 21 vezes mais ativo que o gás carbônico na retenção dos raios solares que aquecem o globo! No Brasil, os rebanhos de bovinos e outros ruminantes (cabras, ovelhas, búfalos…) são responsáveis por 90% do metano gerado no país – no mundo, esse índice cai para 28%. O gás é produzido por bactérias do rúmen (uma das quatro cavidades do estômago dos bichos), que ajudam a retirar a energia dos alimentos que o gado come. Michaela, explica que todo o esterco produzido pelo gado no sítio é colocado nessa especiei de posso e fica durante um tempo até estar pronto para ser usado como adulto natural. O mais impressionante é que não tem odor nenhum e ainda contribui para a sustentabilidade da natureza. 

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Conhecendo o processo de fabricação de laticínios no Sítio Rio Negro.


Acolhida aos alunos da EMEF São Sebastião do Projeto: Agricultura Familiar, convivendo com o semiárido em Boa Hora, pela Dona Michaela Demetrio, proprietária do Sítio Rio Negro, que nos acolheu muito bem e, ainda fez questão de apresentar todo o processo de fabricação de laticínios, bem como das frustas desidratas.
O queijo de coalho é muito popular e tradicional no Nordeste do Brasil. Consiste de um queijo de massa branca, pouco salgado de casca quase uniforme com a massa interna, dependendo do tempo de maturação. 
Uma das características esperadas do queijo de coalho é a resistência ao calor (o que faz com que este possa ser assado e tostado). O verdadeiro queijo coalho é aquele que “range nos dentes”. Nossa receita vem de longa tradição cearense.Temos um queijo coalho com pimenta, ele é mais curado, mais concentrado e levemente mais salgado.
O verdadeiro queijo coalho é aquele que “range nos dentes”. Nossa receita vem de longa tradição cearense.
Temos um queijo coalho com pimenta, ele é mais curado, mais concentrado e levemente mais salgado.
Exposição de flores e mudas.
Frutas desidratas fabricadas naturalmente no Sítio Rio Negro.

No Sítio Rio Negro é produzido também o leite fresco e integral, com grande valor nutritivo e rico em energia. O leite é elaborado seguindo os padrões de qualidade internos, atendendo aos regulamentos e garantindo a estabilidade e durabilidade do produto durante sua validade. A ordenha é mecânica com a utilização de uma bomba de sucção que extrai o leite à vácuo para posterior ensacamento, sem o contato humano.

Exposição de produtor fabricados no Sítio Rio Negro.
Suvenir para se levar de levar de lembrança do Sítio Rio Negro.
O doce de leite é produzido somente com leite e açúcar e sua consistência é cremosa. No final da tarde fomos surpreendidos com mais essa delicadeza da parte da Michaela que nos proporcionou degustar esse verdadeiro manjá dos deus na terra.

Da esquerda para a direita: Alunas Bruna Aguiar 8º ano, Gabriela 9º ano, monitores do Mais Educação Luciana e Ricardo, Diretora Escolar Aurileide Silva, Michaela Demetrio proprietária do Sítio Rio Negro e o Coordenador Pedagógico Glauber Rodrigues.

Gado Gir Leiteiro.

Para começar a criação de gado de leite é preciso escolher o local mais apropriado para comportar a realização desta atividade. Neste caso, como estamos falando de animais de grande porte e que produzem barulho, o ideal é selecionar um espaço em uma zona rural, longe de vizinhos e dos grandes centros urbanos, até mesmo para que o gado possa ser criado de forma confortável e saudável. Segundo, Michaela a pecuária leiteira de países tropicais, como o Brasil, necessita de opções que permitam uma exploração mais eficiente dentro de suas realidades econômica e ambiental. No caso do Sítio Rio Negro, optou-se  por trabalhar com o Gir Leiteiro por ser uma raça que muito contribui para a produção de leite no clima tropical. Ela é de excelente produtividade leiteira, rusticidade, vigor e docilidade, características fundamentais para a produção econômica de leite.

A escolha da ordenha de gado de leite é de suma importância para uma boa produção de gado leiteiro. Para não comprometer a qualidade do leite, a ordenha tem que ser feita com o máximo de higiene, por isso o local deve ser higienizado diariamente para evitar o acúmulo de bactérias. A máquina de ordenha também deve ser limpa logo após o uso e o responsável pela ordenha tem que manter as mãos livres de qualquer sujeira.
Para a produção de leite, você deve optar pelo gado que seja mais dócil, oferecendo mais facilidade para o momento de ordenha e tenha capacidade para um volume alto de produção de leite diariamente. Os animais possuem uma elevada capacidade de produção de leite, hoje, identificada pelo programa de melhoramento genético, que trabalha no constante aprimoramento tanto da qualidade genética do rebanho, quanto da capacidade de produção e qualidade do leite devido ao melhoramento genético.
O gado também deve ser alimentado três vezes por dia com sal grosso e farelo, disponibilizados nos cochos. Os cochos precisam ser higienizados diariamente para que os restos dos alimentos não fermentem e façam mal aos animais. A água tem que ser trocada duas vezes por dia. Nos dois primeiros meses de vida, os bezerros devem ser mantidos no curral, recebendo uma alimentação especial para filhotes, além do próprio leite da mãe.
O Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro (PNMGL) é um projeto executado pela Embrapa Gado de Leite, em parceria com a ABCGIL (Associação Brasileira de Criadores de Gado Gir Leiteiro) e ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos).
Ainda, segundo Michaela Demetrio "o objetivo do nosso trabalho é promover o melhoramento genético da raça Gir por meio da identificação e seleção de animais geneticamente superiores para as características de produção (leite, gordura, proteína e sólidos totais), de conformação e de manejo."





O curral deve ser equipado com cochos e bebedouros para disponibilizar os alimentos, água e vitaminas para os animais. Além disso, estes itens também devem ser espalhados pelo campo quando o gado for criado solto. É importante adquirir equipamentos para transportar o feno para a alimentação e máquinas para ordenha, que são essenciais para a produção industrial de leite.
A propriedade para a criação de gado leiteiro deve ter em média 1 hectare para uma atividade em pequena escala. Se a intenção é expandir o negócio, o terreno tem que ter mais de 3 hectares. Afinal, é preciso contar com espaço suficiente para montar um curral, estábulo para abrigar os animais, além de deixá-los soltos para pastar e se manter saudáveis, caso contrário o bicho pode ficar estressado.
A criação profissional de gado de leite exige cuidados em diversos aspectos para obter um produto de boa qualidade, principalmente no que diz respeito à estrutura em que os animais serão submetidos. Portanto, além da propriedade em si para colocar o gado, você também vai precisar construir um estábulo e um curral, sendo que ambos devem ter, pelo menos, 150 m² para comportar até 60 animais ao mesmo tempo.

Cinema na Escola: Estimulando uma Alimentação Saudável na hora do recreio.


A hora do recreio ganhou um gostinho a mais, um gostinho de conhecimento que são passados por meio de desenhos animados educativos sobre alimentação saudável. Utilizamos o data show, a caixa de som e claro, não podia faltar a pipoca. Além de aprenderem, o Cine Alimentação Saudável divertiu os alunos ao passo que eles aprenderam de forma lúdica. 



O Elairon que o diga, não é Elairon?



A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, sendo muito importante adotar uma dieta saudável e adequada ao nosso estilo de vida.





O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares pode provocar problemas de saúde. Contudo, lembre-se: não há alimentos maus, apenas má alimentação. Não é necessário deixar de comer determinados alimentos para ter uma alimentação saudável, apenas fazer a combinação certa de alimentos, na quantidade adequada, e adotar algumas regras no seu dia a dia.

Cultivo do Antúrio no Sítio Rio Negro - Guaramiranga.

Material para ser usado na produção da compostagem é um processo de transformação que pode ser executado com parte do nosso lixo doméstico resultando em um excelente adubo para ser utilizado em hortas, vasos de plantas, jardins ou algum terreno que você tenha disponível. Este é um dos métodos mais antigos de reciclagem onde imitamos os processos da natureza para melhorarmos a terra. No caso, estes aqui serão usado como abudo na estuda de flores do sítio.
O composto é um material escuro usado como um tipo de adubo também chamado de terra preta ou húmus. Mas o que isso tem a ver com o cultivo do Antúrio? Tudo, pois o cultivo do antúrio exige boa mistura de solo e matéria orgânica.
Na foto podemos observar a estufa na qual se produz flores durantes todo o ano. Segundo Michaela Demetrio, "Antúrio é o nome popular do gênero Anthurium andraeanum, flor nativa da Venezuela e Colômbia. Destaca-se pela imponência nas cores e pela longa durabilidade. Nossas matrizes são produzidas em laboratório, na cidade de Holambra - SP e cultivadas no Sítio Rio Negro, em Guaramiranga - Ceará. O manejo é totalmente orgânico garantindo durabilidade, resistência e brilho. Vendemos as flores, folhas e mudas. Entregamos semanalmente em Fortaleza."
A flor do Antúrio é pequena e a parte colorida e exótica, que normalmente achamos que é a flor, na verdade é uma inflorescência, ou seja, o conjunto formado pela espádice (espiga onde brotam as minúsculas flores) e espata do antúrio (bráctea colorida, ou a folha modificada).  
As verdadeiras flores do antúrio são os pontinhos amarelos que brotam na espiga. Mas o Antúrio não impressiona apenas pela beleza da inflorescência.
Suas folhas em formato de coração (codiformes), que variam de tamanho dependendo da espécie, são extremamente exóticas.
Com modernas estufas são produzidas as flores do gênero Antúrio com matrizes produzidas em Holambra - SP e cultivadas no Sítio Rio Negro - Guaramiranga. Como podemos ver o manejo é totalmente orgânico e sustentável e a comercialização torna o mercado rentável. 

Cinema na Escola: Estimulando uma Alimentação Saudável na hora do recreio.


A hora do recreio ganhou um gostinho a mais, um gostinho de conhecimento que são passados por meio de desenhos animados educativos sobre alimentação saudável. Utilizamos o data show, a caixa de som e claro, não podia faltar a pipoca. Além de aprenderem, o Cine Alimentação Saudável divertiu os alunos ao passo que eles aprenderam de forma lúdica. 



O Elairon que o diga, não é Elairon?



A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, sendo muito importante adotar uma dieta saudável e adequada ao nosso estilo de vida.





O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares pode provocar problemas de saúde. Contudo, lembre-se: não há alimentos maus, apenas má alimentação. Não é necessário deixar de comer determinados alimentos para ter uma alimentação saudável, apenas fazer a combinação certa de alimentos, na quantidade adequada, e adotar algumas regras no seu dia a dia.