A APA da Serra de Baturité é a primeira e mais extensa APA criada pelo Governo do Estado do Ceará, e foi instituída através do Decreto Estadual N° 20.956, de 18 de setembro de 1990, alterado pelo Decreto N° 27.290, de 15 de dezembro de 2003. Abrange uma área de 32.690 hectares e está localizada na porção Nordeste do Estado, na região serrana de Baturité. Delimitada pela cota 600 (seiscentos) metros, é composta pelos municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Caridade e Redenção.
Em visita à Sede da APA que fica em nosso município Pacoti-Ce, os alunos tiverem a oportunidade conhecerem como é o trabalho desenvolvido pelos técnicos e como as mudas podem estar ajudando no reflorestamento de áreas afeitadas pelo homem.
Na APA da Serra de Baturité, a principal atividade de fixação do homem tem sido a agricultura, que apesar da diversidade natural e de possibilidades de outras atividades agrícolas, se concentrou ao longo do tempo em monoculturas.
Na área serrana, o café, e nas planícies alveolares, a cana de açúcar foram as principais culturas que moldaram a formação dos núcleos urbanos e de trabalho. Considerando sua extensão territorial, os aspectos históricos da colonização e ao fato de ser composta por 8 municípios, a APA da Serra de Baturité, abriga em seu território as mais diversas comunidades, com diferentes origens e etnias, totalizando um contingente populacional relativamente alto se comparado com outras regiões serranas do Estado.
PROBLEMAS AMBIENTAIS
Os principais problemas existentes são decorrentes da ação antrópica, tais como:
- A caça e captura de animais silvestres;
- Desmatamentos e queimadas;
- O uso de agrotóxicos;
- Destinação inadequada dos resíduos sólidos;
- Poluição Hídrica;
- Falta de saneamento básico;
- Especulação imobiliária;
- Turismo de massa;
- Modelo agrário inadequado;
- Falta de alternativas sustentáveis de renda para a população.
Equipe técnica da SEMACE:
Escritório de Pacoti: (85) 3325.1802
Sem comentários:
Enviar um comentário