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sábado, 24 de setembro de 2016

Agricultura Familiar: convivendo com o semiárido em Boa Hora.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PACOTI
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
E.M.E.F. SÃO SEBASTIÃO


Projeto AGRINHO
Tema: Viver bem no semiárido
Subtema: Agricultura Familiar: convivendo com o semiárido em Boa Hora.


Justificativa:
Uma das principais funções da Escola é socializar os conhecimentos científicos produzidos pela humanidade nas diferentes áreas, de forma que os educandos não apenas acumulem informações, mas se tornem cidadãos autônomos, utilizando esses conhecimentos em suas vidas e transformando o local em que vivem.
Nossa região é historicamente formada por agricultores que tiram do campo boa parte do que precisam para sobreviver, contudo, com as mudanças climáticas, sobreviver exclusivamente da agricultura familiar é inviável, mas não impossível. As pessoas da nossa região sempre sobreviveram com os alimentos das colheitas de seus roçados, como o arroz, a fava, o milho e o feijão, as frutas da estação como banana, manga e caju, por exemplo, e sempre tiveram a sua disposição os ovos de galinhas, porcos, cabras e até algumas cabeças de gado, que ajudam a complementar a alimentação de toda a família.
Mas essa realidade tem mudado cada dia mais. Atualmente o que o pequeno agricultor produz, mal dá para suprir as necessidades e sustentar sua família. A inexistência de produção de alimentos da agricultora familiar em nossa região tem feito com que os agricultores locais fiquem de fora de um mercado econômico cada vez mais crescente e rentável em todo o país, o da produção de alimentos da Agricultura Familiar. Almejamos por tudo isso, mudar essa realidade da qual está inserida nossa escola e as famílias dos nossos alunos.
Levar ao conhecimento do pequeno agricultor por meio da escola da Lei 11.326/2006, conhecida como “Lei da Agricultura Familiar”, que ela estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais no Brasil é um dos principais objetivos deste projeto.
Outro aspecto é a introdução desses alimentos oriundos da agricultura familiar diretamente na merenda escolar, tendo em vista a riqueza de alimentos saudáveis dos quais os alunos passarão a se alimentar.
Com o projeto Agricultura Familiar: Uma Alimentação Saudável e Sustentável, procuramos promover a integração da comunidade escolar e local, buscando sensibilizar os estudantes quanto à valorização e apropriação da agricultura familiar enquanto promotora de saúde, encomia e bem estar.

Questões Geradoras:
Qual a origem dos alimentos ditos de agricultura familiar consumidos pelos estudantes?
 Qual o procedimento para se tornar um fornecer?
 Quais agricultores se interessam em fornecer alimentos da agricultura familiar à escola?
 Quais são os produtos que podem entrar no cardápio da alimentação escolar?

Objetivo Geral:
Sensibilizar a comunidade escolar e local para à inserção dos alimentos da agricultura familiar no cardápio da merenda escolar e que estes alimentos sejam comprados diretamente dos pequenos agricultores da região.  

Metodologia:
            Partindo da interdisciplinaridade todas as atividades desenvolvidas neste projeto, dialogam entre si, levando aos estudantes a terem uma visão integral dos assuntos abordados em cada disciplina para que tenham a noção de que os conhecimentos não estão fragmentados, quê o que se aprende em matemática, por exemplo, reflete em ciências e português, além das capacidades de se expressar no mundo através das mais diversas linguagens oral, escrita e artística.

Português:

Atividades que envolvem os gêneros textuais, com o intuito de desenvolver nos estudantes a necessidade de utilizá-los das mais diversas formas e em diferentes contextos;

 Fazer uma intertextualidade relacionando letras de músicas com o tema do projeto;

Registros de pesquisas orais com pessoas mais antigas da comunidade a cerca dos usos de plantas medicinais.

Matemática:

Utilizar-se da linguagem matemática contando a vida do homem do campo através de poemas e cordel.  


História/Geografia:

Estudo dos diferentes tipos de solos e desgaste devido ao manejo mal distribuído da terra.

Consequências das queimadas para o enfraquecimento dos lenções freáticos;

Identificação dos produtos agrícolas típicos da região

Entrevistas com os agricultores mais antigos da localidade para identificar os caminhos da agricultura familiar nas últimas décadas.



Ciências:

Contextualização dos assuntos abordados na apostila do Agrinho com os conteúdos do livro didático;

Realizar entrevistas com os agricultores das comunidades adjacentes a partir das discussões em sala;

Quiz de conhecimentos gerais.

Arte:
 Pintura de garrafas pet para construção de horta suspensa;

 Danças regionais;

Teatro;

Desenhos a cerca do tema do projeto.

  
Avaliação/ Reprogramação das Atividades:
As atividades foram realizadas e tivemos a necessidade de fazer adequações, foi preciso dividi-las no decorrer do projeto, por isso a exigência de atenção constante, para introduzi-las de acordo com o desenvolvimento dos conteúdos, ou seja, confirmaram-se que não é possível a realização de uma aula produtiva sem planejamento, as demais ações também foram realizadas dentro do tempo estabelecido no cronograma, contudo, daremos continuidade ao projeto e estudaremos a construção de um novo cronograma. 

Cronograma
ATIVIDADE
AGOSTO
SETEMBRO
Entrevistas com agricultores
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Escolha das redações e desenhos

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Visita a APA de Baturité

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Leitura das apostilas
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X
Visita à área afetada pelo mau uso do solo

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Visita à horta de agricultor da região

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Culminância do projeto

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Recursos Didáticos
Apostilas do Agrinho;
Câmera filmadora e fotográfica;
Data Show;
Tinta guache;
Ônibus escolar para aulas em capo;


Culminância

Acontece dia 23 de setembro pela manhãs 10h com os alunos do 6º ao 9º ano e a tarde as 15h com os alunos do 2º ao 5º ano.

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