PREFEITURA MUNICIPAL DE PACOTI
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
E.M.E.F. SÃO SEBASTIÃO
Projeto AGRINHO
Tema: Viver bem no semiárido
Subtema: Agricultura Familiar: convivendo com o semiárido
em Boa Hora.
Justificativa:
Uma das principais funções da Escola é
socializar os conhecimentos científicos produzidos pela humanidade nas
diferentes áreas, de forma que os educandos não apenas acumulem informações,
mas se tornem cidadãos autônomos, utilizando esses conhecimentos em suas vidas e transformando o local em que vivem.
Nossa região é historicamente formada
por agricultores que tiram do campo boa parte do que precisam para
sobreviver, contudo, com as mudanças climáticas, sobreviver
exclusivamente da agricultura familiar é inviável, mas não impossível. As
pessoas da nossa região sempre sobreviveram com os alimentos das colheitas de seus roçados,
como o arroz, a fava, o milho e o feijão, as frutas da estação como banana, manga e
caju, por exemplo, e sempre tiveram a sua disposição os ovos de galinhas, porcos,
cabras e até algumas cabeças de gado, que ajudam a complementar a alimentação
de toda a família.
Mas essa realidade tem mudado cada dia
mais. Atualmente o que o pequeno agricultor produz, mal dá para suprir as
necessidades e sustentar sua família. A inexistência de produção de alimentos da
agricultora familiar em nossa região tem feito com que os agricultores locais
fiquem de fora de um mercado econômico cada vez mais crescente e rentável em
todo o país, o da produção de alimentos da Agricultura Familiar. Almejamos por
tudo isso, mudar essa realidade da qual está inserida nossa escola e as
famílias dos nossos alunos.
Levar ao conhecimento do pequeno
agricultor por meio da escola da Lei 11.326/2006, conhecida como “Lei da Agricultura
Familiar”, que ela estabelece as diretrizes para a formulação da Política
Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais no Brasil
é um dos principais objetivos deste projeto.
Outro aspecto é a introdução desses
alimentos oriundos da agricultura familiar diretamente na merenda escolar,
tendo em vista a riqueza de alimentos saudáveis dos quais os alunos passarão a
se alimentar.
Com o projeto Agricultura Familiar: Uma Alimentação
Saudável e Sustentável, procuramos promover a integração da comunidade escolar
e local, buscando sensibilizar os estudantes quanto à valorização e apropriação
da agricultura familiar enquanto promotora de saúde, encomia e bem estar.
Questões
Geradoras:
Qual
a origem dos alimentos ditos de agricultura familiar consumidos pelos
estudantes?
Qual
o procedimento para se tornar um fornecer?
Quais
agricultores se interessam em fornecer alimentos da agricultura familiar à
escola?
Quais
são os produtos que podem entrar no cardápio da alimentação escolar?
Objetivo
Geral:
Sensibilizar a comunidade escolar e local para
à inserção dos alimentos da agricultura familiar no cardápio da merenda escolar
e que estes alimentos sejam comprados diretamente dos pequenos agricultores da
região.
Metodologia:
Partindo da
interdisciplinaridade todas as atividades desenvolvidas neste projeto, dialogam
entre si, levando aos estudantes a terem uma visão integral dos assuntos abordados
em cada disciplina para que tenham a noção de que os conhecimentos não estão
fragmentados, quê o que se aprende em matemática, por exemplo, reflete em
ciências e português, além das capacidades de se expressar no mundo através das
mais diversas linguagens oral, escrita e artística.
Português:
Atividades
que envolvem os gêneros textuais, com o intuito de desenvolver nos estudantes a
necessidade de utilizá-los das mais diversas formas e em diferentes contextos;
Fazer
uma intertextualidade relacionando letras de músicas com o tema do projeto;
Registros
de pesquisas orais com pessoas mais antigas da comunidade a cerca dos usos de
plantas medicinais.
Matemática:
Utilizar-se
da linguagem matemática contando a vida do homem do campo através de poemas e cordel.
História/Geografia:
Estudo
dos diferentes tipos de solos e desgaste devido ao manejo mal distribuído da
terra.
Consequências
das queimadas para o enfraquecimento dos lenções freáticos;
Identificação
dos produtos agrícolas típicos da região
Entrevistas
com os agricultores mais antigos da localidade para identificar os caminhos da
agricultura familiar nas últimas décadas.
Ciências:
Contextualização
dos assuntos abordados na apostila do Agrinho com os conteúdos do livro
didático;
Realizar
entrevistas com os agricultores das comunidades adjacentes a partir das discussões em sala;
Quiz
de conhecimentos gerais.
Arte:
Pintura
de garrafas pet para construção de horta suspensa;
Danças regionais;
Teatro;
Desenhos
a cerca do tema do projeto.
Avaliação/ Reprogramação das
Atividades:
As atividades foram realizadas e tivemos a necessidade de fazer adequações,
foi preciso dividi-las no decorrer do projeto, por isso a exigência de atenção
constante, para introduzi-las de acordo com o desenvolvimento dos conteúdos, ou
seja, confirmaram-se que não é possível a realização de uma aula produtiva sem planejamento,
as demais ações também foram realizadas dentro do tempo estabelecido no
cronograma, contudo, daremos continuidade ao projeto e estudaremos a construção
de um novo cronograma.
Cronograma
ATIVIDADE
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AGOSTO
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SETEMBRO
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Entrevistas com agricultores
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X
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Escolha das redações e desenhos
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X
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Visita a APA de Baturité
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X
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Leitura das apostilas
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X
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X
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Visita à área afetada pelo mau uso do solo
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X
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Visita à horta de agricultor da região
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X
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Culminância do projeto
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X
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Recursos Didáticos
Apostilas do Agrinho;
Câmera filmadora e
fotográfica;
Data Show;
Tinta guache;
Ônibus escolar para aulas em
capo;
Culminância
Acontece dia 23 de setembro pela manhãs 10h com os alunos do 6º ao 9º ano e a tarde as 15h com os alunos do 2º ao 5º ano.
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