1ª oficina: socialização da temática a ser trabalhada durante o projeto AGRINHO, norteando-se sempre pelo tema: VIVER BEM NO SEMIÁRIDO e o subtema da escola: Agricultura familiar. Nesse primeiro momento contamos com a ajuda da nossa querida monitora do Mais Cultura na Escola: Maria Alice Andrade Bezerra, a Neta, como ela gosta de ser chamada, do nosso Coordenador Pedagógico Glauber Rodrigues Batista e da nossa auxiliar Rosimeire que ajudou com ideias para o figurino e caracterização dos alunos.Nesse dia, conversamos com os alunos interessados em participar da oficina.
2ª
oficina: levando em consideração que o teatro é uma das manifestações
artísticas mais antigas do ser humano e que representar faz parte da essência
das pessoas, realizamos alguns exercícios básicos antes de passarmos para o
texto propriamente dito. Isso foi essencial para que os alunos despertasse a consciência
corporal, vocal e de improvisação, algo que favorece o convívio coletivo e
ajuda no autoconhecimento e formação da personalidade da criança.
3ª oficina: após
a tomada de consciência corporal, passamos então para o estudo do texto,
realizando a primeira leitura sem muito compromisso, só após algumas leituras
cada um escolheu seu personagem de acordo com aquilo que ia construindo uma determinada
voz, um andar diferente, assim todos construíram suas partituras e passamos a
fazer então as marcações e a pensarmos nos objetos cênicos, nas ações por cena
e assim por diante.
4ª oficina: Por meio das oficinas de teatro, foi possível trazer à tona, de uma maneira bastante sutil, questões profundas que auxiliam no seu autor reconhecimento e na melhora da autoestima. A consciência e a vivência de que teatro é grupo, fez com que os alunos entendessem que todas as relações na vida são assim: um não vive sem o outro. Com base nisso, fazer teatro é benéfico para todos, pois além das questões psicológicas, ele ainda propicia uma melhora da postura, da conscientização corporal, da voz e da dicção.
Além de promover
o autoconhecimento e desenvolver a autoconfiança, fazer teatro é um exercício
de aproximação das pessoas, que possibilita uma melhor percepção do mundo.
Sem nenhuma
contraindicação ou pré-requisito, a prática teatral
contribui significativamente para melhorar a
autoestima do indivíduo.
Ser aplaudido e conseguir
cumprir, com êxito, uma apresentação cênica provocam a
sensação de bem-estar que se reflete na autoestima da pessoa. Além disso,
quando alguém consegue expor suas ideais para
transformá-las em comunicação artística, ela consequentemente se torna mais
segura de si e é segurança que o filho do homem do campo precisa para que encontre em si forças para continuar na escola, acreditando no poder da educação e transforme sua vida e a vida de suas famílias.
Sem comentários:
Enviar um comentário